Translate

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Elementos Pré-Textuais (ABNT)

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 

São aqueles que antecedem ao texto e apresentam informações que auxiliam na identificação do documento. Devem ser apresentados na seguinte seqüência, conforme a norma NBR 14724
  • capa; 
  • lombada; 
  • folha de rosto; 
  • errata; 
  • folha de aprovação; 
  • dedicatória(s); 
  • agradecimento(s); 
  • epígrafe; 
  • resumo em língua portuguesa; 
  • resumo em língua estrangeira; 
  • lista de ilustrações (desenhos, gravuras, imagens, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, fi- guras e outros); 
  • lista de tabelas; 
  • lista de abreviaturas e siglas; 
  • lista de símbolos; 
  • sumário.




CAPA

Elemento obrigatório, proteção externa que reveste o trabalho. Devem constar informações de identificação da obra: 

  • nome da Instituição e do Curso, completos; 
  • nome do autor (es): responsável intelectual ou artístico do trabalho; 
  • título principal do trabalho: claro, preciso, com palavras que identifiquem o seu conteúdo; 
  • subtítulo (se houver): deve ser evidenciada a sua subordinação ao título principal, precedido de dois pontos (:); 
  • número de volume (se houver mais de um deve constar, em cada capa, a especificação do respectivo volume); 
  • tipo de documento científico ou acadêmico (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, monografia de especialização, relatório de pesquisa, ou tros trabalhos acadêmicos); 
  • local (cidade) da Instituição onde o trabalho deve ser apresentado; 
  • ano de depósito (entrega do trabalho).




FOLHA DE ROSTO

É constituída de anverso e verso e tem os seguintes elementos: 

  • nome do autor (es): responsável intelectual ou artístico do trabalho; 
  • título principal do trabalho: claro, preciso, com palavras que identifiquem o seu conteúdo; 
  • subtítulo (se houver): deve ser evidenciada sua subordinação ao título principal, precedido de dois pontos (:); 
  • número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume); 
  • tipo de documento científico ou acadêmico (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); 
  • nome da instituição a que será submetido, área de concentração; nome do orientador e do co-orientador (se houver); 
  • local (cidade) da instituição onde o trabalho deve ser apresentado; 
  • ano de depósito (da entrega).




RESUMOS

  • Resumo em Língua Portuguesa


O resumo deve ser redigido em parágrafo único, espaçamento simples e seguido das palavras representativas do conteúdo do estudo, isto é, palavras-chave, em número de três a cinco, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Usar o verbo na terceira pessoa do singular, com linguagem impessoal, bem como fazer uso, preferencialmente, da voz ativa.


  • Resumo em Língua Estrangeira


Deve aparecer em folha distinta do resumo em língua portuguesa e seguido das palavras representativas do conteúdo do estudo, isto é, das palavras-chave. Sugerese a elaboração do resumo (Abstract) e das palavras-chave (Keywords) em inglês; para resumos em outras línguas, que não o inglês, consultar o departamento / curso de origem.




SUMÁRIO

Elemento obrigatório que precede a parte textual. É a enumeração das divisões, seções e/ou outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, localizando as partes do trabalho, acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s). O sumário deve ser colocado como último elemento pré- textual. Quando houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independente do volume consultado. 

O sumário deve ser apresentado conforme o que segue: 
  • a palavra SUMÁRIO deve ser centralizada, em maiúsculas e em negrito com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias; 
  • os elementos pré-textuais não devem constar no sumário; 
  • a ordem dos elementos do sumário deve ser conforme:
          - os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a NBR 6024;
          - os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso;
          - a autoria, se houver, sucede os títulos e subtítulos; 

  • a paginação deve ser apresentada sob uma das formas abaixo: 
          - número das primeiras páginas;
          - números das páginas inicial e final, separadas por hífen;
          - números das páginas em que se distribui o texto. 

  • se houver um único sumário, podem ser colocadas traduções dos títulos após os títulos originais, separados por barra oblíqua ou travessão; 
  • se o documento for apresentado em mais de um idioma, para o mesmo texto, recomenda-se um sumário separado para cada idioma, inclusive a palavra sumá- rio, em páginas distintas; 
  • o texto de um documento pode ser dividido em seções, sendo a seção primária (1) a principal, seguida de outras divisões, como a seção secundária (1.1); seção terciária (1.1.1); seção quaternária (1.1.2.1); 
  • deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária, inclusive; 
  • o espaçamento entre títulos no sumário deve ser simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.