ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
São aqueles que antecedem ao texto e apresentam informações que auxiliam na identificação do documento. Devem ser apresentados na seguinte seqüência, conforme a norma NBR 14724
- capa;
- lombada;
- folha de rosto;
- errata;
- folha de aprovação;
- dedicatória(s);
- agradecimento(s);
- epígrafe;
- resumo em língua portuguesa;
- resumo em língua estrangeira;
- lista de ilustrações (desenhos, gravuras, imagens, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, fi- guras e outros);
- lista de tabelas;
- lista de abreviaturas e siglas;
- lista de símbolos;
- sumário.
CAPA
Elemento obrigatório, proteção externa que reveste o trabalho. Devem constar informações de identificação da obra:
- nome da Instituição e do Curso, completos;
- nome do autor (es): responsável intelectual ou artístico do trabalho;
- título principal do trabalho: claro, preciso, com palavras que identifiquem o seu conteúdo;
- subtítulo (se houver): deve ser evidenciada a sua subordinação ao título principal, precedido de dois pontos (:);
- número de volume (se houver mais de um deve constar, em cada capa, a especificação do respectivo volume);
- tipo de documento científico ou acadêmico (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, monografia de especialização, relatório de pesquisa, ou tros trabalhos acadêmicos);
- local (cidade) da Instituição onde o trabalho deve ser apresentado;
- ano de depósito (entrega do trabalho).
FOLHA DE ROSTO
É constituída de anverso e verso e tem os seguintes elementos:
- nome do autor (es): responsável intelectual ou artístico do trabalho;
- título principal do trabalho: claro, preciso, com palavras que identifiquem o seu conteúdo;
- subtítulo (se houver): deve ser evidenciada sua subordinação ao título principal, precedido de dois pontos (:);
- número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume);
- tipo de documento científico ou acadêmico (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros);
- nome da instituição a que será submetido, área de concentração; nome do orientador e do co-orientador (se houver);
- local (cidade) da instituição onde o trabalho deve ser apresentado;
- ano de depósito (da entrega).
RESUMOS
- Resumo em Língua Portuguesa
O resumo deve ser redigido em parágrafo único, espaçamento simples e seguido
das palavras representativas do conteúdo do estudo, isto é, palavras-chave, em
número de três a cinco, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
Usar o verbo na terceira pessoa do singular, com linguagem impessoal, bem como fazer uso, preferencialmente, da voz ativa.
- Resumo em Língua Estrangeira
Deve aparecer em folha distinta do resumo em língua portuguesa e seguido das
palavras representativas do conteúdo do estudo, isto é, das palavras-chave. Sugerese
a elaboração do resumo (Abstract) e das palavras-chave (Keywords) em inglês;
para resumos em outras línguas, que não o inglês, consultar o departamento / curso
de origem.
SUMÁRIO
Elemento obrigatório que precede a parte textual. É a enumeração das divisões,
seções e/ou outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria
nele se sucede, localizando as partes do trabalho, acompanhadas do(s) respectivo(s)
número(s) da(s) página(s). O sumário deve ser colocado como último elemento pré-
textual. Quando houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a
obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independente
do volume consultado.
O sumário deve ser apresentado conforme o que segue:
- a palavra SUMÁRIO deve ser centralizada, em maiúsculas e em negrito com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias;
- os elementos pré-textuais não devem constar no sumário;
- a ordem dos elementos do sumário deve ser conforme:
- os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso;
- a autoria, se houver, sucede os títulos e subtítulos;
- a paginação deve ser apresentada sob uma das formas abaixo:
- números das páginas inicial e final, separadas por hífen;
- números das páginas em que se distribui o texto.
- se houver um único sumário, podem ser colocadas traduções dos títulos após os títulos originais, separados por barra oblíqua ou travessão;
- se o documento for apresentado em mais de um idioma, para o mesmo texto, recomenda-se um sumário separado para cada idioma, inclusive a palavra sumá- rio, em páginas distintas;
- o texto de um documento pode ser dividido em seções, sendo a seção primária (1) a principal, seguida de outras divisões, como a seção secundária (1.1); seção terciária (1.1.1); seção quaternária (1.1.2.1);
- deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária, inclusive;
- o espaçamento entre títulos no sumário deve ser simples.
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