Translate

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Orientações de Projeto

  • Tema:
           O assunto que deseja desenvolver, pesquisar. O tema é amplo, a partir dele que é feita a delimitação. Exemplos: saúde, meio ambiente, tecnologia, literatura.
  • Delimitação do tema: especificar o que vai ser trabalhado dentro do tema = subtemas.
  • Problemas – o que terá que ser resolvido, questionamento, sempre em forma de pergunta, apenas uma única pergunta, bem ampla.
  • Objetivos – o porquê do trabalho/pesquisa, o que se pretende alcançar. Inicia-se sempre com verbo. Pode ser: Geral e específicos.
  • Objetivo geral- está ligado a uma visão global do tema.
          Exemplo: Orientar os alunos a executarem seus trabalhos de Seminário Integrado.

  • Específico – especifica as diversas ações que serão realizadas.
Exemplos: 
Criar um blog para auxiliar os alunos no desenvolvimento de seus trabalhos.

Alimentar o blog por um certo período de tempo com curiosidades e informações.

Pesquisar sobre a origem de um blog, quais são os mais acessados e qual é o público-alvo.

  • Justificativa- explicar o porquê da escolha realizada, convencer da importância do projeto, da pesquisa.

Ex: Como muitos professores desperdiçavam tempo em sala de aula, explicando repetitivamente todos os passos de como realizar o trabalho de seminário, resolvemos criar um blog para auxiliar os alunos em seus projetos e a padronizar os modelos de trabalhos na escola Felipe Camarão.
................

REFERENCIAL TEÓRICO 
O referencial teórico permite verificar o estado do problema a ser pesquisado, sob o aspecto teórico e de outros estudos e pesquisas já realizados.
Segundo Marion, Dias e Traldi (2002, p.38), “O referencial teórico deve conter um apanhado do que existe, de mais atual na abordagem do tema escolhido, mesmo que as teorias atuais não façam parte de suas escolhas.”
O referencial teórico é que possibilita fundamentar, dar consistência a todo o estudo. Tem a função de nortear a pesquisa, apresentando um embasamento da literatura já publicada sobre o mesmo tema, demonstrando que o(a) pesquisador(a) tem conhecimento suficiente em relação a pesquisas relacionadas e a tradições teóricas que apoiam e cercam o estudo.
Faz-se muito importante tomar cuidado, ao realizar as citações, para que não se torne apenas uma cópia de ideias, mas, sim compreendam uma análise sobre o tema, incluindo frases ou palavras próprias do autor da pesquisa.
  • Metodologia-  Modo de obtenção dos dados que sustentarão a pesquisa: através de leitura de obras, fichamento de dados, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo – quem? Nº de pessoas?, nº de perguntas? Definir se é pesquisa qualitativa ou quantitativa.

Qualitativa – resposta livre, responde o que quer, expressa os dados em forma de texto, analisa, compara.
Quantitativa- perguntas de múltiplas escolhas, expressa na forma de gráficos e tabelas.
  • Cronograma – definir o tempo de execução do projeto. Detalhar o que será feito em cada semana desde a escolha do tema até a socialização dos resultados.
 CITAÇÃO
Conforme a NBR 10520 (2002) a citação é a menção de uma informação   extraída de outra fonte. E a citação da citação é a citação de um texto em que não  se teve acesso ao original.
Quanto ao modo a citação pode ser indireta ou direta.

Modo de citação:

  •  Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado. Ou seja,  quando se escreve um novo texto sem transcrever as palavras do autor consultado.
 Exemplo:  É importante ressaltar que uma cantina saudável não se restringe apenas ao  fornecimento de alimentos saudáveis, mas também ao espaço físico e as condições  higiênico-sanitárias adequadas para não comprometer a saúde dos escolares (SILVA, 2009).


  • Citação direta: É a transcrição de parte da obra do autor consultado. As  citações de até três linhas poderão estar inseridas no corpo do texto entre aspas duplas. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas  com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra em fonte 10 e sem as  aspas. “Finalize com três pontos (reticências) e com a autoria - um só autor (sobrenome do autor, ano), dois autores (sobrenome do 1º autor e sobrenome  do 2º autor, ano) ou mais de dois autores (sobrenome do primeiro autor et al.,ano)” (CASTRO, 2009).
 Exemplo:
Um dos princípios da bioética é o da beneficência. Sobre este, os autores  afirmam:
O princípio da beneficência contém um princípio básico – fazer o bem, do latim bonum facere, que é utilizado nas práticas dos  médicos, enfermeiros e demais profissionais, a fim de proporcionar o  bem-estar do paciente... (OLIVEIRA e ALVES, 2010).

Como o autor deve ser citado:
 O autor é citado pelo último sobrenome seguido do ano de publicação da  obra. O mesmo sobrenome que aparece nas referências ao final do projeto. Quando a citação ocorre no início do parágrafo ou no corpo deste, o sobrenome é escrito  em maiúsculo e minúsculo e o ano entre parênteses. Quando a citação ocorre ao  final do parágrafo, o sobrenome é escrito em letra maiúscula, vírgula, ano, entre  parênteses.
Quando a citação está constituída de um só autor (sobrenome do autor, ano),  dois autores (sobrenome do 1º autor e sobrenome do 2º autor separados por e ano) ou mais de dois autores (sobrenome do primeiro autor et al., ano).
Na citação indireta não é obrigatório citar a página, na citação direta é obrigatório.
Exemplos:
1. A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada,  conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).
2. “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]”(DERRIDA, 1967, p. 293).
           A cópia integral de uma tese, dissertação, monografia, site, livro, ainda que  citada, também gera questões legais, tendo em vista a falta de autorização do  autor para esse procedimento, sendo culpados ilicitamente o aluno e o  orientador, que permitiu o processo (CASTRO, 2009).


OBJETIVOS
Uma vez apresentado o tema, a pergunta chave para este item é "o que se pretende pesquisar?, isto é, que objetivos se pretende alcançar. É necessário, pois, esclarecer o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa, ou seja, visa explicitar qual é a sua intenção – o que ele almeja estudar/pesquisar Enfim, objetivo é sinônimo de meta, fim.
 Os objetivos de uma pesquisa são:
  • Descrever um fato ou fenômeno;
  • Descobrir a causa ou os efeitos de um fenômeno; 
  • Estabelecer relações entre variáveis ou entre fenômenos;
  • Elaborar diagnóstico de uma situação;
  •  Elaborar um mapeamento.
Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho é monográfico: sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.