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domingo, 15 de novembro de 2015

Orientações de Pesquisa

A pesquisa deve ser organizada da seguinte forma:
  • Sumário:
 Relaciona as principais divisões e seções do texto, na mesma ordem em que nele se sucedem, indicando ainda as respectivas páginas iniciais. Deve ser localizado imediatamente após a capa e a folha de rosto.
  • Introdução:
Ela pode conter um breve histórico sobre o tema a ser abordado, as motivações que levaram o pesquisador a propor o projeto, além de uma abordagem teórica, que consiste em um conjunto de afirmações e princípios que permitem a compreensão do que vai ser apresentado ao longo do projeto.
 Na introdução, entretanto, evita-se incluir as conclusões (se houver).
  • Desenvolvimento:
           O texto sobre o tema pesquisado, dividido em seções.

Citação Direta:
Exemplos:
  • Citação direta
    Trata-se de uma citação que, conforme a NBR 10520 (2002, p.2) revela ser a “Transcrição literal da parte da obra do autor consultado”. Nesse sentido, o recomendável é que todos os elementos textuais, tais como a ortografia, sinais gráficos, pontuação, entre outros, sejam rigorosamente respeitados, funcionando como uma espécie de cópia fiel das ideias reveladas pelo autor em questão.
  • Citação direta curta:
    Tal modalidade deve obedecer ao limite máximo de três linhas, bem como deve ser inserida entre aspas no interior do parágrafo. Vejamos, pois, dois exemplos:
    - Quando inserida no parágrafo: sobrenome do autor (ou dos autores), acompanhado da data e do número da página consultada:
    Para Teixeira (1998, p. 35), “A ideia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”.
    - Quando expressa no final da citação: SOBRENOME DO AUTOR (OU DOS AUTORES) seguido da data e do número da página em referência:
    “A ideia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”. (TEIXEIRA, 1998, p. 35)
  • Conclusão:
        Deve conter análise crítica do trabalho com registro dos resultados das análises das atividades realizadas. Retoma-se a visão inicial apresentada na introdução, principalmente em relação aos objetivos traçados e quais foram os resultados alcançados. Pode-se comentar também a importância e a pertinência do trabalho, ações a serem tomadas, sugestões e alternativas de melhorias na etapa de formação; sugestões para implementação; questões a serem estudadas futuramente.

  • Referências
     Utiliza-se a designação Referências para indicar todas as fontes citadas no texto, inclusive eletrônicas.

Exemplos:
  • Um Autor: 
Ex: SCHÜTZ, Edgar. Reengenharia mental: reeducação de hábitos e programação de metas. Florianópolis: Insular, 1997. 104 p. 2.1.2 
  • Dois Autores
Ex: SÓDERSTEN, Bo; GEOFREY, Reed. International economics. 3. ed. London: MacMillan, 1994. 714 p.

  • Três Autores:
Ex: NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994. 640 p.

  •  Mais de três Autores:
Ex: BRITO, Edson Vianna, et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 6. ed. atual. São Paulo: Frase Editora, 1996. 288 p. 
   
OBS: Quando houver mais de três autores, indicar apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. Em casos específicos tais como projetos de pesquisa científica nos quais a menção dos nomes for indispensável para certificar autoria, é facultado indicar todos os nomes.

  • Autor Desconhecido:
OBS: Em caso de autoria desconhecida a entrada é feita pelo título. o termo anônimo não deve ser usado em substituição ao nome do autor desconhecido. 

Ex: PROCURA-SE um amigo. In: SILVA, Lenilson Naveira e. Gerência da vida: reflexões filosóficas. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1990. 247. p. 212-213.

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